EditorsSmokers Outside The Hospital Doors by Editors
In The Racing Rats
From Birmingham, England, UK

Editors é uma banda superestimada. Não, este não é um post para criticá-los, de forma alguma, mas isto é um fato. São superestimados não pela qualidade de sua música, e sim por conta de o grupo estar escondido por uma camada de videoclipes bem feitos e uma grande gravadora por trás de tudo. Tudo bem, isso faz parte do hype que o mainstream traz à qualquer banda, mas foi todo este mainstream que ofuscou uma boa parte do talento da Editors.

Em suas primeiras gravações e demos é possível notar nervosismo em cada nota desferida, sim, nervosismo até mesmo na voz de Tom Smith que desafina sem receio algum na faixa The Racing Rats – assim como toda a banda erra em vários momentos -, presente no EP de mesmo nome. O acabamento de todas as canções eram impecáveis, as letras eram cheias de sentimentos e significado, e vamos tirar todos estes “eram” desta sentença, pois nos concertos que vemos hoje, que não são mais feitos em pequenos pubs de Birmingham e sim para grandes multidões, Tom e sua banda ainda conseguem emocionar o público.

Nas gravações mais recentes, o grupo não soa mais como antes, não é possível mais ouvir uma verdadeira ‘reprodução de Joy Divison numa versão acelerada’, as canções aos poucos perderam a essência e passaram a ser produzidas como se fizessem parte de uma “linha de produção”, pelo menos essa é a impressão que temos ao ouvir In This Light And On This Evening (2009), último disco da banda. Um novo álbum estaria para vir ainda este ano, mas parece que isso não irá acontecer.

Todo este texto pode ter parecido um desabafo de alguém desacostumado a apavorado por mudanças, mas não. A beleza e impecabilidade das canções tão bem compostas foram substituídos por pura estética vazia. Talvez eu tenha uma visão fechada sobre tudo isso, talvez eu esteja errado sobre essas mudanças, talvez haja beleza na novas composições, talvez tudo que disse seja pura bullshit.

Lembrando novamente que isto não foi para criticá-los, apenas um post em tributo e em memória à época em que eles faziam músicas sem a influência e pressão das grandes gravadoras. Por esse motivo, abaixo disponibilizamos o download do EP The Racing Rats que conta com uma faixa demo e uma ao vivo da canção de mesmo nome, onde se nota a essência de qual eu tanto falei e de que eu tanto sinto falta.

The Racing Rats | 2007

The Racing Rats | 2007

Anúncios