Song: Little Girl feat. Julian Casablancas
Artist: Danger Mouse and Sparklehorse
Album: Dark Night of the Soul (2010)
From: White Plains, NY, USA / Richmond, VA, USA
About: O produtor Danger Mouse já esteve por aqui, ele se une ao rapper Cee-Lo-Green para formar o Gnarls Barkley. Porém, dessa vez Danger se junta ao grupo de folk psicodélico Sparklehorse liderado por Mark Linkous, para um projeto ousado, e um tanto quanto inovador, que consiste em um álbum repleto de colaborações. Além de Julian Casablancas vocalista do  Strokes, o álbum também conta com a participação dos cantores: Frank Black (Pixies), James Mercer (Shins), Wayne Coyne (Flaming Lips), Iggy Pop, Nina Persson (Cardigans), Gruff Rhys (Super Furry Animals), Jason Lytle ( Grandaddy), Vic Chesnutt, Scott Spillane (Neutral Milk Hotel), The Gerbils e Suzanne Vega. Como se não bastasse, a dupla ainda conta com a ilustre participação do premiado cineasta David Lynch, responsável por grandes clássicos cults, como, Mullholland Drive (no Brasil, Cidade dos Sonhos), Eraserhead, The Elephant Man, Blue Velvet, etc.

Devido à uma disputa legal entre Danger e a EMI Records,  o álbum correu o risco de nunca ser lançado. Sem entrar em detalhes, a EMI Records cofirmou a disputa e deu a seguinte declaração: “Danger Mouse é um artista brilhante, talentoso por quem temos um enorme respeito. Continuaremos nos esforçando para resolver esta situação, estamos conversando diretamente com Brian Burton (Danger Mouse). Enquanto isso, precisamos conservar nossos direitos.”

As razões dessa disputa ? Até hoje não foram totalmente reveladas. Entretanto, após uma longa espera as canções foram disponibilizadas pela internet.

Little GirlDOWNLOAD

No começo de 2010, foi lançado um livro de fotografias, baseado e inspirado pelas músicas, uma espécie de “roteiro visual” para o álbum, com mais de 100 páginas, de autoria de Lynch. O livro vem acompanhado de um CD-R gravavel, que traz a seguinte mensagem: “ For legal reasons, enclosed CD-R contains no music. Use it as you will.” (Por razões legais, o CD-R incluido não contém nenhum tipo de música. Use-o como quiser).  Só foram fabricados 5000 exemplares desse livro. A edição , disponível na loja online do projeto, esgotou rapidamente.

Trailer de Dark Night of the Soul, contendo trechos de todas as músicas do álbum, o responsável pelas imagens é ninguém mais ninguém menos que David Lynch, ou seja, surrealismo garantido !

Dark Night of the Soul (2010)

Anúncios